A escritora Veronica Stigger, que coordena o curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC), acaba de ganhar o Prêmio Açorianos de Literatura para Narrativas Longas, com o romance “Opisanie świata” (Cosac Naify).
Além desse último prêmio, o livro já recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, o Prêmio São Paulo de Literatura, também na categoria estreante para autores com mais de 40 anos e ficou em terceiro lugar no último Prêmio Jabuti.
“Estou muito feliz com estes prêmios. É um grande reconhecimento pelo meu trabalho”, conta Veronica.
A História
O livro é uma espécie de relato de viagens ambientado nos anos 30. A história central é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia −, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no início do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil.Criação Literária
O Curso de Criação Literária, coordenado por Veronica, está com as inscrições abertas para a próxima edição que acontece em março de 2015. Para saber mais clique aqui.
Receba em primeira mão
As novidades do universo do audiovisual
As novidades do universo do audiovisual
Nossos leitores recebem novidades e notícias do mercado, eventos e promoções exclusivas