Professora Veronica Stigger faz conferencia em Coimbra sobre a arte de Clarice Lispector
No próximo dia 28 a professora Veronica Stigger, que coordenada o curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo, dará uma conferência na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Com o tema “O útero do mundo: Clarice Lispector, a arte, a histeria”, Veronica conta que a conferência foi escrita paralelamente à preparação de uma exposição para o Museu de Arte Moderna de São Paulo e que três conceitos extraídos da escritora-filósofa servirão de balizas num percurso por uma série de obras visuais dos séculos XX e XXI: grito ancestral, montagem humana e vida primária. “Em textos como Água viva, Clarice Lispector retomou o elogio surrealista do impulso histérico na forma de um pensamento simultâneo da forma artística e do corpo humano como lugares de êxtase, isto é, de saída de si – e de saída, também, das ideias convencionais de arte e de humanidade”.
Como ficcionista, Veronica é autora dos livros “O trágico e outras comédias” (2003), “Gran Cabaret Demenzial” (2007), “Os anões” (2010), “Massamorda” (2011), “Delírio de Damasco” (2012), “Minha novela” (2013), ”Opisanie swiata” (2013), “Sul” (2013, edição argentina; edição brasileira atualmente no prelo) e “Nenhum nome é verdade” (2016). Foi curadora das exposições Maria Martins: metamorfoses (MAM-SP, São Paulo, 2013) e, com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (SESC Ipiranga, São Paulo, 2015).
O Curso de Criação Literária
Com o objetivo de fornecer aos alunos, a partir de exercícios de escrita e do estudo de autores clássicos e contemporâneos, o conhecimento básico acerca dos elementos de narrativa, o curso traz quatro oficinas práticas ministradas por experientes professores. Além de Veronica, estão Bruno Zeni, Fabio Weintraub e Marília Garcia. A próxima edição do curso começa em 15 de agosto, na AIC São Paulo. Na AIC do Rio de Janeiro o curso de Criação Literária tem uma carga horaria reduzida, começa em 30 de agosto e conta com a participação dos escritores Marcia Tiburi, Julia Studart e Manoel Carlos de Lima. Saiba Mais...SERVIÇO:
28 de junho de 2016, às 11h Instituto de Estudos Brasileiros – Universidade de Coimbra http://www.ieb.uc.pt/?post_type=tribe_events *Imagens: divulgaçãoEvento encerrado. Aguarde nova edição.
Receba em primeira mão as novidades do universo do
audiovisual
Nossos leitores recebem novidades e notícias do mercado, eventos e promoções exclusivas